Encontro Mundial da Juventude Indígena

Encontro Mundial da Juventude Indígena 2019

Com grande alegria convocamos ao Encontro Mundial da Juventude Indígena 2019 (EMJI), pré-jornada da Jornada Mundial da Juventude 2019. No EMJI reuniremos centenas de jovens dos diversos lugares do mundo para refletir e celebrar nossa fé em Cristo a partir da riqueza milenar de nossas culturas. Será uma oportunidade de responder ao convite do Papa Francisco à juventude de serem agradecidos pela história de nossos povos e corajosos aos desafios que nos rodeiam para seguir em frente cheios de esperança na construção de um mundo melhor.

O EMJI será realizado em Soloy, Comarca Ngäbe-Bugle, Diocese de David, Panamá, entre os dias 17 e 21 de janeiro de 2019 (os chamados “dias nas dioceses”). Ao terminar o EMJI, os participantes viajarão à Cidade do Panamá para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Site oficial do encontro:  emji2019.org

formulário de pré-inscrição em grupo

A seguir envio algumas informações práticas sobre o encontro e mencionar que estamos à inteira disposição para esclarecer qualquer dúvida a respeito do mesmo. Sem nada mais a acrescentar me despeço com a esperança que você também seja um porta-voz desta mensagem.

ENCONTRO MUNDIAL DA JUVENTUDE INDÍGENA 2019 (EMJI)

“Assumimos a memória de nosso passado para construir o futuro com coragem”

Como é de conhecimento de todos, Panamá foi abençoado com a escolha para ser país sede da próxima Jornada Mundial da Juventude em 2019.  Diante deste importante anúncio do Papa Francisco, surgiu a pergunta: “O que significa para os jovens indígenas do país e da região terem a JMJ aqui no Panamá?”.  Entre as várias propostas para envolver aos jovens indígenas na JMJ e mostrar a “cara indígena” da igreja, surgiu a ideia de ter, pela primeira vez, um encontro pré-jornada especificamente para jovens dos povos indígenas de todo o mundo. Em outubro de 2016, os bispos responsáveis da Pastoral Indígena de vários países pediram a CONAPI (Coordenação Nacional da Pastoral Indígena) que apresentasse uma proposta concreta dando força a esta ideia. Com o apoio da Conferência Episcopal Panamenha na assembleia ordinária em janeiro de 2017, tomaram a decisão de realizar o encontro durante os chamados “dias nas dioceses” na comunidade de Soloy, Comarca Ngäbe-Buglé.

Datas17 a 21 de janeiro de 2019, durante os chamados “dias nas dioceses”, pré-jornada da JMJ.  Terminando o EMJI, todos os participantes viajarão à capital para seguir a programação da JMJ, de 22 a 27 de janeiro de 2019.

Lugar:  Soloy, Comarca Ngäbe-Bugle, Diocese de David.  Soloy está a uma hora do aeroporto de David ou uma hora e meia da fronteira com Costa Rica.

Convidados: O EMJI é destinado aos jovens indígenas de todo o mundo, juntos com seus acompanhantes (sacerdotes, religiosas, assessores juvenis, etc.). Esperamos que os jovens se inscrevam no EMJI organizados por suas respectivas dioceses e congregações.

 Preço:

  • O custo de inscrição para a JMJ pode ser encontrado em: https://panama2019.pa/pt/inscricao-peregrinos/ (Solicitamos um desconto para os jovens indígenas através do fundo solidário da JMJ, e estamos esperando uma resposta)
  • O custo para o EMJI é $50.00(50 dólares americano). Todos os participantes do EMJI serão inscritos na JMJ como “macro-grupo EMJI”.  Os “sub-grupos” serão coordenados por seu coordenador/a, que recibirá uma conta de inscrição do coordenador do macro-grupo EMJI.
  • Os peregrinos são responsáveis pelo transporte a Soloy, e de Soloy até a Cidade do Panamá.  O comitê do EMJI ajudará com contatos de empresas de transporte terrestre, etc.

formulário de pré-inscrição em grupo

Temário do EMJI: Uma série de folhetos formativos baseados no lema do EMJI estarão a sua disposição no site do encontro.  Pedimos aos participantes usar os materiais nos encontros formativos durante o ano de 2018.

 

Deja un comentario

Menú de cierre